Embalagens Metálicas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cerviflan: Da sucata a uma moderna fábrica de embalagens metálicas

Em 1976, Vicente Lozargo Filho e Cesar Fiamenghi deram início à Cerviflan. O pitoresco nome compilava as iniciais de Cesar e Vicente, e o termo “flan”, proveniente das folhas de flandres – matéria-prima básica na fabricação de embalagens metálicas. Segundo Lozargo Filho, a marca que se formava também passaria a ideia de “servir”. A empresa surgiu comercializando retalhos de folhas de flandres, a sucata da lata. Dois anos depois, a Cerviflan diversificou seu negócio, passando a fabricar as próprias embalagens metálicas. Era o primeiro passo para a consolidação de uma empresa que se tornou uma das principais produtoras brasileiras de latas de aço para os segmentos de tintas imobiliárias, produtos químicos e aerossóis.

Nos quatro anos seguintes, foi feita uma série de aquisições de pequenas fábricas, contribuindo para a expansão e o aprimoramento da atuação da empresa. Na primeira metade da década de 1980, a Cerviflan comprou a planta em Guarulhos (SP), onde está até hoje. Ao todo, são 12 mil metros quadrados que abrigam o escritório e uma das mais modernas fábricas de embalagens metálicas da América Latina. Atualmente, 280 pessoas trabalham no local.

Vicente Lozargo Filho sempre teve como objetivo produzir as melhores latas do Brasil. Para isso, investiu desde cedo em equipamentos de ponta e no desenvolvimento de produtos inovadores. Em 1982, por exemplo, a companhia foi pioneira no uso da solda eletrônica – sem chumbo, estanho ou qualquer outro elemento químico –, oferecendo mais segurança e resistência às embalagens. Hoje, a fábrica possui equipamentos inéditos na região latino-americana, como a tesoura guilhotina.

A qualidade na litografia é outro ponto forte da Cervifllan. Os equipamentos importados da Europa, a atenção em todo o processo e os insumos de primeira qualidade fazem a diferença no produto final. E esse cuidado é reconhecido pelos próprios clientes.

A exemplo da litografia, a fabricação de produtos inovadores também é estratégica para a empresa. A Cerviflan foi a primeira do mercado a lançar latas com necking, que facilitam o empilhamento nas lojas e nas casas dos consumidores. Recentemente, também produziu embalagens de 18 litros com solda reduzida, outra novidade no mercado. Suas inovações, aliás, renderam prêmios importantes, como o “Cans of the Year” – promovido pela reconhecida revista inglesa “The Can Maker”.

Em 2005, a empresa diversificou novamente seus negócios com o ingresso no segmento de embalagens de aço para aerossóis. Desde então, passou a investir fortemente na área, o que resultou num plano de aportes de 11 milhões de euros em novos equipamentos. Agora, com a finalização desse processo, a fábrica da empresa tornou-se a mais moderna do setor na América Latina. Trata-se da mais completa linha em diâmetros e alturas de latas de aerossóis de aço do mercado nacional.

Um dos produtos pioneiros deste ano foi a embalagem de 45mm de diâmetro com aplicação de uma película de PET no fundo – direcionada à indústria de cosméticos, especialmente para o envase de desodorante. Com a proteção, o tubo pode ficar na pia, sem o risco de ferrugem. A Cerviflan também saiu na frente com a fabricação da embalagem de 300mm. Esses são mais alguns exemplos de que a empresa de fato coloca em prática seu objetivo de fazer as melhores latas do Brasil.

Data da publicação: 12/10/2011

VOLTAR