Embalagens Metálicas

CÓDIGO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Responsabilidade SocioambientalA Cerviflan busca conduzir suas operações com honestidade, integridade e transparência, com respeito pelos direitos humanos e interesses de nossoscolaboradores .De modo semelhante, respeitamos os interesses legítimos daqueles com quem temos relacionamentos.

A Cerviflan se caracteriza pelo reconhecimento de sua marca e pela qualidade de seus produtos e serviços, que são fatores chave na sua capacidade de competir e gerar resultados superiores.

Atuamos em todo o Brasil e, para que a nossa empresa tenha melhores resultados, este reconhecimento deve ser preservado e fortalecido e para isto, a forma como cada pessoa se comporta é fundamental para que sejamos cada dia mais respeitados no Brasil e também fora dele.

A nossa reputação é um ativo tão valioso quanto nossos colaboradores e nossa marca. Esperamos os mais altos padrões de comportamento de todos os nossos colaboradores, fornecedores e daqueles com quem fazemos negócios. Ao se tornar um colaborador, você está declarando que compartilha dos valores personificados em nosso Código de Responsabilidade Socioambiental.

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA

A Cerviflan busca satisfazer as necessidades dos seus clientes através do fornecimento de embalagens metálicas de qualidade, com responsabilidade socioambiental e comprometida com os seguintes aspectos:

  • A satisfação e o desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores em um ambiente de trabalho seguro e agradável, através da prevenção dos riscos, lesões e danos à saúde;
  • A qualidade e a segurança das nossas embalagens;
  • A prevenção da poluição, por meio da conscientização e gerenciamento dos aspectos ambientais;
  • O atendimento dos requisitos legais aplicáveis, interno e externos;
  • A conduta ética e profissional dos nossos colaboradores;
  • A medição e o monitoramento do desenvolvimento dos processos, objetivando melhoria contínua.

RESPONSABILIDADES

1. Os nossos negócios são conduzidos dentro das leis, com integridade e princípios éticos.

1.1 Conformidade com a Legislação

Cumprimos todas as leis e regulamentos, INTERNOS e EXTERNOS. Asseguramos que todas as leis e regulamentos aplicáveis estejam em conformidade, incluindo aquelas relacionadas ao comércio internacional (por exemplo, relacionados às sanções, controles de exportação e obrigações de relatório), proteção dos dados e leis antitruste e da concorrência.

O Departamento de Recursos Humanos é responsável por disponibilizar aos responsáveis todas as leis e regulamentos aplicáveis à Cerviflan, para que estes revisem ou criem procedimentos adequados e atuem para que sejam cumpridos por todos os nossos colaboradores.

A Diretoria da empresa, como parte interessada e comprometida com a gestão , deve ser comunicada pelo RH e deve ter conhecimento do conteúdo e implementação da estrutura de conformidade da lei e/ou regulamento.

A Cerviflan assumiu, através desta Política, um claro compromisso firme de não aceitar atos de suborno ou de corrupção, em todas as suas formas.

São realizados treinamentos internos, claros e efetivos, para incorporar uma cultura de integridade e mitigar os principais riscos, tais como, por exemplo, sobre presentes e hospitalidade, conflitos de interesses, manipulação de informações de concorrentes e comportamento anticoncorrencial. Tais diretrizes estão prontamente disponíveis para os colaboradores através desta Política, treinamentos periódicos (No mínimo anualmente, durante a CIPAT) e na integração dos novos colaboradores.

O não cumprimento, pelos nossos colaboradores , de qualquer lei, regulamento ou política aplicável, está sujeito a sanções apropriadas e procedimentos corretivos, conforme nosso Regulamento Empresarial de Normas de Condutas Internas de Trabalho e Manual de Normas e Procedimentos de Recursos Humanos e Regulamento Interno.

Os procedimentos financeiros garantem o registro adequado de todas as transações financeiras e facilitam a identificação de quaisquer atividades suspeitas de lavagem de dinheiro. Eles asseguram que nenhuma conta, fundo ou ativo não revelado ou não registrado, seja estabelecido ou mantido na Cerviflan.

1.2 Suborno

São proibidos toda e qualquer forma de suborno, corrupção, extorsão ou desvios, havendo procedimentos adequados para evitar o suborno em todas as negociações comerciais realizadas pela empresa.

As suspeitas sobre suborno, corrupção, extorsão ou desvios devem ser relatadas ao Departamento de Recursos Humanos, que, ao receber tal relato, deverá comunicar a Alta Direção, devendo se for o caso, denunciar tal prática, conforme previsto no Código Penal Brasileiro.

1.3 Conflitos de Interesses

Todos e quaisquer conflitos de interesses, em qualquer negociação comercial entre a Cerviflan, fornecedores e clientes, devem ser declarados à Direção e à comissão de avaliação, para permitir que se tenha a oportunidade de tomar as medidas apropriadas.

Qualquer propriedade ou interesse de benefício em uma negociação com colaboradores públicos, representantes de partidos políticos ou colaboradores e representantes de outras empresas devem ser declarados à Cerviflan antes de ser iniciado qualquer relacionamento comercial.

É terminantemente proibido proporcionar qualquer tipo de vantagem comercial, financeira ou técnica, a qualquer pessoa ou entidade privada e/ou pública, sem a devida avaliação e liberação da Alta Direção da Cerviflan, devendo ser formalizada.

1.4 Presentes e Hospitalidade

Qualquer entretenimento ou hospitalidade envolvendo o negócio com a Cerviflan serão mantidos dentro da razoabilidade , limitando-os para fins de manter bons relacionamentos comerciais e não com a intenção de influenciar, de algum modo, as decisões sobre como a Cerviflan fará seus negócios futuros. O ato de dar presentes deve ocorrer de forma limitada e sempre ser legítimo e alinhado com as políticas da empresa.

É vedada aos colaboradores, a aceitação de qualquer tipo de presente, benefícios ou vantagens de qualquer espécie e natureza, ofertas de entretenimento, viagens de lazer, compensações financeiras, recebimento de dinheiro por qualquer motivo, privilégios ou outras cortesias profissionais de fornecedores, clientes, parceiros ou concorrentes.

É vedado aceitar convites de fornecedores, clientes, parceiros ou concorrentes para participar de apresentações, cursos, palestras e atividades fins, a menos que estejam alinhados aos interesses da Empresa e aprovados pela Diretoria.

É permitida a aceitação de brindes ou presentes, entendidos como tal aqueles distribuídos a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos ou datas comemorativas de caráter histórico ou cultural, sem valor comercial.

Todos devem estar atentos ao contexto de recebimento de brindes e não apenas ao seu valor, em caso de dúvidas, devem consultar o responsável de Recursos Humanos. (Fica estabelecido o valor máximo de R$ 75,00 para aceitação de brindes).

Qualquer entretenimento ou hospitalidade recebida por colaboradores da Cerviflan deve ser declarado ao Pessoal de RH, para ser devidamente avaliado.

1.5 Informações Confidenciais sobre Concorrentes

Todas as informações sobre os concorrentes são obtidas e utilizadas de forma legítima e em conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis. Nenhuma tentativa é feita para divulgar à Cerviflan qualquer informação sobre seus concorrentes. Da mesma forma, as informações confidenciais da Cerviflan não devem ser compartilhadas com terceiros, a menos que expressamente permitido pela Cerviflan.

Ao receber ou compartilhar informações sobre concorrentes deve-se adotar muita cautela e em caso de dúvidas deve-se apresentar a Alta Direção para avaliação.

1.6 Registros Financeiros, Lavagem de Dinheiro e Informação Privilegiada

Todos os negócios e transações comerciais serão realizados com transparência e registrados de modo preciso nos livros e registros contábeis da Cerviflan. Não há participação real ou tentativa de participação em lavagem de dinheiro. Nenhuma informação confidencial de posse do Cerviflan será usada para se envolver ou apoiar informações privilegiadas.

Não é permitido a realização de qualquer tipo de negociação ou de transação financeira sem o devido registro.

1.7 Proteção das Informações e da Propriedade

As informações confidenciais, métodos e propriedade intelectual da Cerviflan devem ser respeitadas e protegidas. Todas as informações fornecidas pela Cerviflan que não pertençam ao domínio público são consideradas confidenciais e utilizadas apenas para a finalidade pretendida e designada. Toda e qualquer informação pessoal sobre indivíduos, como por exemplo, clientes ou colaboradores da Cerviflan, será tratada com todo o respeito para a proteção da sua privacidade e de acordo com todas as leis e regulamentos de privacidade.

Todos os documentos considerados sigilosos devem estar identificados como “Sigiloso”.

Caso tenha dúvida ao enviar algum documento, para outras empresas, pessoas e ou órgãos e repartições públicas, deve-se solicitar análise e liberação ao pessoal de Recursos Humanos e à Alta Direção (Exemplo: Cadastro de Clientes, Fornecedores, Colaboradores, trabalhos acadêmicos, especificações, fotos de pessoas e da empresa, etc.).

1.8 Qualidade do Produto e Inovação Responsável

Os produtos e serviços são entregues para atender às especificações e aos critérios de qualidade e segurança especificados nos documentos de contrato pertinentes e são seguros para seu uso pretendido. Nossos produtos são desenvolvidos com responsabilidade e princípios tecnológicos e éticos.

Nenhum produto pode ser liberado para entrega ao cliente, sem passar e ser aprovado por nossos métodos de controle de qualidade.

1.9 Relato de Preocupações e Não retaliação

Todos os trabalhadores (empregados diretamente ou não) dispõem de meios para trazer à tona suas preocupações sobre quaisquer desses requisitos, e os processos estão em vigor para garantir que os trabalhadores que trazem essas preocupações à tona e falam de boa-fé estejam protegidos contra retaliação.

O colaborador que desejar realizar uma crítica (De boa-fé) e/ou sugestão poderá fazer diretamente à comissão de avaliação na área de recursos humanos, ou diretamente com o seu superior hierárquico, ou ainda preenchendo formulário de crítica e/ou sugestão, depositando-o na urna disponível no refeitório. O prazo para resposta é de 10 dias e não é necessária a sua identificação.

Todos os colaboradores têm o direito de fazer denúncia e a Alta Direção garante que não sofrerão retaliação.

Estes registros são guardados e os dados são analisados para assegurar que a igualdade seja alcançada.

2. O trabalho é conduzido com base nos termos de emprego documentados e acordados livremente

Todos os colaboradores, tanto permanentes como temporários, dispõem de documentos de emprego livremente acordados e que respeitam os seus direitos legais e contratuais.

A área de Recursos Humanos é responsável por assegurar a conformidade legal para todos os relacionamentos de emprego da Cerviflan.

Não são admitidos colaboradores sem os devidos registros legais previstos pelas Leis Brasileiras.

Todos os colaboradores possuem contratos de trabalho com todas as informações necessárias para execução de suas atribuições. Os contratos são explicados durante o programa de integração realizado pela área de Recursos Humanos.

Não é permitida a retenção de documentos originais dos colaboradores, fora do prazo necessário para o seu registro.

3. Todos os colaboradores são tratados igualmente e com respeito e dignidade

Todos os colaboradores são tratados com respeito e dignidade. Nenhum funcionário estará sujeito a nenhum assédio físico, sexual, psicológico, verbal, abuso ou outra forma de intimidação. Não haverá discriminação no emprego, incluindo, contratação, compensação, promoção, disciplina, encerramento ou aposentadoria. É proibida a discriminação baseada na raça, etnia, idade, papel, gênero, identidade de gênero, cor, religião, país de origem, orientação sexual, estado civil, gravidez, dependentes, deficiência, classe social, afiliação sindical ou opiniões políticas. Em especial, deve-se prestar atenção aos direitos dos colaboradores mais vulneráveis à discriminação.

Todos os nossos colaboradores são treinados para reconhecer e evitar assédio, abuso e outras formas de intimidação.

Todos os nossos colaboradores são treinados para evitar a discriminação.

O colaborador que desejar realizar uma crítica e/ou sugestão poderá fazer diretamente à comissão de avaliação na área de recursos humanos, ou diretamente com o seu superior hierárquico, ou preenchendo o formulário de crítica e/ou sugestão e o depositando na urna, disponível no refeitório. O prazo para resposta é de 10 dias e não é necessária sua identificação. Todos os colaboradores têm o direito a denúncia e não sofrerão retaliação. Estes registros são guardados e os dados são analisados para assegurar que a igualdade seja alcançada.

São realizadas avaliações regulares e quaisquer falhas identificadas são tratadas através de um plano de ação com resultados mensuráveis.

São definidos objetivos específicos e mensuráveis para alcançar a igualdade entre homens e mulheres e ações afirmativas são tomadas para alcançá-la.

Os programas que lidam com as necessidades dos colaboradores mais vulneráveis como, por exemplo, opções de horário flexíveis, creches e cuidados de dependentes e programas de mentoria estão em vigor.

4. O trabalho é realizado voluntariamente

Em nenhuma circunstância será utilizado o trabalho forçado, quer sob a forma de trabalho obrigatório ou de mão de obra oriunda de tráfico, trabalho forçado, trabalho escravo ou outras formas. Coerção mental e física, escravidão e tráfico humano são terminantemente proibidos.

Não são admitidos colaboradores sem os devidos registros legais previstos pelas Leis Trabalhistas.

Todos os colaboradores possuem contratos de trabalho com todas as informações necessárias para execução de suas atribuições. Os contratos são explicados durante o programa de integração realizado pela área de Recursos Humanos.

Não é permitida a retenção de documentos originais dos colaboradores, fora do prazo necessário para registro dos mesmos.

A área de Recursos Humanos é responsável por assegurar a conformidade legal para todos os relacionamentos de emprego da Cerviflan.

5. Todos os colaboradores têm idade apropriada

Sob nenhuma circunstância empregaremos colaboradores menores de 15 anos de idade ou abaixo da idade mínima para o trabalho ou escolaridade obrigatória, conforme especificado pelas leis locais. Quando colaboradores jovens forem empregados, eles não poderão desempenhar tarefas que sejam mental, física, social ou moralmente perigosas ou prejudiciais ou que interfiram com a sua frequência à escola ou priva-los da oportunidade de estudar.

A idade mínima de contratação aceitável é de 15 anos completos e é utilizado o sistema de SENAI de ensino.

Medidas corretivas responsáveis são implantadas imediatamente sempre que qualquer violação dessa política for identificada.

Em todas as circunstâncias, a saúde e a segurança dos colaboradores menores de idade são consideradas e protegidas. Não é permitido em hipótese alguma que eles realizem trabalhos perigosos, noturnos e que exijam cuidados extras e comprometimento. Nenhum aluno do SENAI poderá iniciar algum trabalho na empresa sem a respectiva Permissão de trabalho preenchida e assina pelas funções responsáveis.

As exigências e os objetivos definidos nas Convenções das Piores Formas de Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho são atendidos.

As exigências e os objetivos definidos na Convenção para Idade Mínima de Trabalho da Organização Internacional do Trabalho são atendidos, incluindo àqueles relacionados à idade mínima, tipos adequados de trabalho, horas de trabalho, preocupações de saúde e educação.

Não é permitido em nenhuma, hipótese trabalho de indivíduos menores de 15 anos, em locais de trabalho onde possam existir perigos.

Todos os Encarregados e Líderes são treinados com relação às cláusulas para colaboradores menores de idade, aprendizes e estagiários, especialmente com relação às horas de trabalho, turnos noturnos, trabalhos nos finais de semana e trabalhos pesados ou perigosos.

6. Todos os colaboradores recebem salários justos

Aos colaboradores será oferecido um pacote de remuneração total que inclui salários, pagamento de horas extras, benefícios e licença remunerada que atendam aos padrões mínimos legais ou aos padrões da indústria em vigor apropriados e os termos de remuneração estabelecidos legalmente serão implementados e obedecidos.

Os colaboradores recebem holerite para cada período de pagamento indicando claramente os componentes da remuneração, incluindo valores extras de salário, benefícios, incentivos/bônus e das deduções. O pessoal do RH é responsável por fornecer os holerites e realizar as explicações e correções necessárias.

Os salários são pagos no prazo e em sua totalidade.

Todo trabalho é devidamente remunerado de acordo com os padrões mínimos legais, incluindo aqueles para estagiários/estudantes.

Todas as deduções obrigatórias do ponto de vista legal como, por exemplo, impostos e seguro social, são depositados em cada período de pagamento nas contas ou agências legalmente estipuladas e conforme exigido por lei.

Outras deduções obrigatórias do ponto de vista legal e todas as demais deduções dos salários são feitas somente com o consentimento expresso e por escrito dos colaboradores.

7. As horas de trabalho para todos os colaboradores são razoáveis

Não será exigido dos colaboradores trabalhar mais do que as horas regulares e horas extras permitidas pela lei. Todo o trabalho em hora extra será voluntário, excepcionadas às situações em que a lei autorize a exigência.

Os colaboradores têm direito a pelo menos 24 horas consecutivas de descanso em cada período de sete dias. Se os colaboradores tiverem de trabalhar em um dia de descanso devido a uma necessidade urgente para a continuidade da produção ou de um serviço, os colaboradores precisarão receber um período equivalente de descanso compensatório imediatamente em seguida.

Todos os trabalhos em horas extras são pagos com a remuneração definida por lei.

8. Todos os colaboradores são livres para exercer seus direitos de formar e/ou se unir aos sindicatos ou deixar de fazê-lo e de negociar coletivamente

Os direitos dos colaboradores à liberdade de associação e os acordos coletivos são reconhecidos e respeitados. Os colaboradores não são intimidados nem assediados no exercício dos seus direitos de se juntar ou não a qualquer organização.

Todos os colaboradores têm total liberdade de associação e nossos supervisores e líderes são treinados (através deste Código) para respeitar os direitos de cada funcionário de se associarem livremente.

As adesões às negociações de acordos coletivos ocorrem quando solicitado pelos agentes dos representantes legalmente reconhecidos (Sindicatos de classe) e os acordos coletivos ativos são concluídos e respeitados.

São realizados treinamentos sobre este Código para que todos os nossos colaboradores conheçam e entendam os seus direitos, e se sintam confiantes em exercê-los e saibam que nenhum outro funcionário ou superior hierárquico os impedirá de desfrutar dos seus direitos.

A área de Recursos Humanos é responsável por assegurar a conformidade legal para todos os relacionamentos de emprego da Cerviflan.

9. A saúde e a segurança de todos os colaboradores são protegidas no trabalho

Será oferecido um local de trabalho saudável e seguro para evitar acidentes e lesões, vinculados ou ocorridos durante o trabalho ou como resultado das funções do funcionário.

Estão em vigor políticas e procedimentos claros e eficientes para a saúde ocupacional e a segurança e são atualizados periodicamente.

As políticas e os procedimentos de saúde e segurança ocupacional são amplamente comunicados.

A Cerviflan fornece treinamento de segurança contínuo para todos os colaboradores.

Todos os colaboradores e outras pessoas que adentram nas instalações da empresa são adequadamente informadas sobre os perigos inerentes ao local de trabalho e são oferecidos a eles informações e os equipamentos de proteção individual para evitar tais riscos.

Todo o pessoal que adentrar nas instalações e ou lidar com produtos são corretamente informados sobre as ações corretas a tomar se ocorrer um incidente de saúde e segurança.

10. Colaboradores têm acesso a procedimentos e recursos justos

São oferecidos aos colaboradores procedimentos transparentes, justos e confidenciais que resultem em uma resolução rápida, imparcial e justa das dificuldades que possam surgir como parte do seu relacionamento de trabalho.

Em nossos procedimentos estão definidos os canais acessíveis para os colaboradores reclamarem, fazerem sugestões e registrarem queixas e exigirem que o problema seja totalmente investigado e resulte em uma solução rápida, imparcial e justa.

Os canais dos mecanismos de reclamação são comunicados e garantem a confidencialidade de qualquer reclamação (se assim desejado) e as retaliações são proibidas.

11 - O negócio é conduzido de modo a incorporar a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental

As operações, compras, fabricação e distribuição de produtos e o fornecimento de serviços são conduzidos com o objetivo de proteger e preservar o meio ambiente.

Todas as licenças legais necessárias às nossas operações são mantidas e controladas pelo nosso pessoal de Recursos Humanos e proporcionamos treinamentos aos colaboradores que necessitam ter conhecimento e assegurar a conformidade com essas licenças legais.

Temos sistemas e procedimentos de gerenciamento ambiental para gestão de água, energia, materiais perigosos, qualidade do ar e emissões, resíduos e outros riscos significativos.

É fornecido treinamento a todo o pessoal sobre esses sistemas e procedimentos ambientais para assegurar a implantação e a conformidade eficientes.

APROVAÇÃO, VIGÊNCIA E DIVULGAÇÃO

Aprovação e vigência

Este Código de Ética foi aprovado pela Direção da Cerviflan em reunião realizada em 03/05/2019, passando a vigorar a partir de sua divulgação devendo ser revisado no máximo a cada 02 anos.

Divulgação

Todos os recém-contratados deverão ser informados deste Código de Responsabilidade Socioambiental no processo de integração à empresa.

Vicente Lozargo Filho
Diretor Presidente